quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Planeta Sustentável - 6° Reportagem - LIXO


MAIS ESPAÇO

Ciclo mais curto

Detran-RS institui o processo de reciclagem para resolver a superlotação de depósitos.



Gustavo Henrique Ruffo
Revista Quatro Rodas - 11/2010



Estima-se que existam no Brasil cerca de 10 milhões de veículos que, devido a seu mau
estado de conservação, estariam destinados à reciclagem, mas apenas 1,5% deles passam
pelo processo. Uma das razões para o baixo índice é o tráfego moroso dos processos jurídicos. No Rio Grande do Sul, apenas em 2009, cerca de 150 000 veículos foram recolhidos, uma quantidade astronômica. Ainda mais quando confrontada com a escassez de espaços públicos para armazená-los.

A partir desse cenário, o Detran do Rio Grande do Sul decidiu criar um projeto pioneiro no país para colocar em prática o processo de reciclagem. “A demanda é de 100 000 m2 de área adicional todos os anos, o equivalente a nove campos de futebol. A cada dez carros que entram, um não sai,” diz Sérgio Filomena, diretor-presidente do Detran-RS. Em outras palavras, dos 150 000 carros recolhidos ano passado no estado, 15 000 ficaram presos.

“Com as regras anteriores, o sistema de depósito entraria em colapso no ano de 2012.” Para apoiar juridicamente o projeto, o Detran-RS se valeu de duas portarias: a 383/09, que autoriza a reciclagem imediata de veículos sem condições técnicasde retornar à circulação, criada para veículos recolhidos a partir de 2009, e a 254/10, que prevê a reciclagem de todos os carros abandonados em depósito há mais de dois anos, aplicável aos carros que já lotavam os pátios, antes de 2009.

Somando todos os veículos nessa condição, há hoje 34 000 unidades passíveis de serem recicladas sob custódia do órgão gaucho de trânsito. Iniciado em 2009, o projeto piloto já reciclou mais de 3 200 veículos e a previsão é que chegue a 34 000 carros durante os próximos três anos.

Decorridos 90 dias de estada do veículo no depósito, o Detran publica um edital nos principais jornais do estado anunciando a reciclagem. Logo após é iniciada uma licitação, como se fosse um leilão, para escolher qual empresa executará o processo de reciclagem,
que tem como função compactar e triturar o carro, separando cada um dos materiais para os destinos corretos. O critério de escolha é a capacidade de a empresa realizar o trabalho e sua idoneidade. Além de benefícios diretos para o ambiente, com a destinação correta dos materiais ferrosos, baterias, catalisadores e fluidos – como gasolina, óleos e graxas –, a atividade legalizada estimula a saída de circulação de veículos obsoletos e inibe a
ação dos desmanches ilegais, que são o principal destino dos veículos roubados no Brasil.

EXPULSOS

• Veículos não identificados (clonados/ adulterados)
• Veículos estrangeiros irregulares
• Máquinas agrícolas ou veículos sem possibilidade de regularização
• Veículos irrecuperáveis (acidentados/ queimados)
• Motores e peças.



ANTES DE IMPRIMIR, PENSE NO PLANETA!


Amanhã  teremos a 7° reportagem do tópico LIXO, que terá como tema:
DESTINO: Para onde vai o lixo?

Não perca esta 7° reportagem do tópico LIXO, ela vai estar no blog  amanhã dia 18/02/2011. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário